O que é imunidade de rebanho?


Um dos conceitos contestados nas vacinas atualmente é a idéia de imunizar os filhos para proteger os outros. Então, exatamente o que é imunidade de rebanho?

 

A imunidade de rebanho ocorre quando tantas pessoas em uma comunidade são imunizadas que mesmo quem não é imunizado (por algum motivo específico como: imunidade baixa, por exemplo) não contrai uma doença. A imunidade de rebanho é parte do principio de que quanto mais pessoas protegidas da doença, menos vírus e bactérias são capazes de se espalhar pela comunidade e infectar aqueles que não são vacinados. De fato, um estudo realizado por Susan Van den Hoff e colegas na Holanda, publicado em 2002, descobriu que pessoas não imunizadas em uma comunidade altamente imunizada têm menos probabilidade de pegar sarampo do que pessoas imunizadas em uma comunidade com taxas mais baixas de imunização. Isso ocorre porque nenhuma vacina é 100% eficaz e, quanto maior a probabilidade de você ser exposto a um vírus (vivendo em uma comunidade relativamente não vacinada), maior a probabilidade de ficar doente.

 

A capacidade de proteger os membros da comunidade (o "rebanho") dessa maneira depende de algumas coisas:

 

- Capacidade de a doença se espalhar: cada doença tem um certo grau de contágio. Alguns, como o sarampo, são altamente contagiosos. Se 10 pessoas suscetíveis estiverem no elevador com alguém que tenha sarampo, nove delas terão sarampo. De fato, o vírus pode permanecer no ar por até duas horas, potencialmente infectando outras pessoas suscetíveis que podem entrar no elevador. Outras doenças, embora contagiosas, não são tão facilmente disseminadas. Quanto mais contagiosa for uma doença, maior será o número de pessoas que precisam ser protegidas para a imunidade do rebanho.
 

Eficácia da vacina: nem todas as vacinas são criadas da mesma forma; isto é, alguns protegem praticamente todo mundo que os recebe após uma ou duas doses, enquanto outras vacinas exigem mais de duas doses. 

Quanto maior o número de pessoas suscetíveis na comunidade, menor a probabilidade de a doença ser interrompida.
 

Imunidade de rebanho

AÇÕES CORPORATIVAS

QUAIS BENEFÍCIOS A VACINAÇÃO GERA A MINHA EQUIPE?

- Diminuição do absenteísmo;

- Aumento do nível de satisfação dos colaboradores;

- Contribuição para a imunidade de rebanho;

VACINA ICONE2.png